Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Projeto Longevidade Digital

  • Início
  • /
  • Projeto Longevidade Digital

Informações do Projeto

Razão Social: Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis – Angraprev
Endereço: Rua Doutor Orlando Gonçalves, 231 – Parque das Palmeiras – Angra dos Reis – RJ – CEP: 23906-540
e-mail: angraprev@angra.rj.gov.br
Telefone: (24)3365-5260
Responsável Legal: Luciane Pereira Rabha

Transformação Digital

Longevidade Digital

Com o rápido avanço das tecnologias, tendo como consequência uma mudança de hábitos para um comportamento cada vez mais digital, é frequentemente observado que grande parte do público formado pela chamada “melhor idade” fica excluído desse processo de vivência digital, ou ainda, fica vulnerável a riscos e perigos por lançar-se ao mundo digital sem um suporte ou orientação, como observado em um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que verificou que as tentativas de golpes digitais contra idosos, aumentaram em 60% entre o início da pandemia de Covid-19 (março/2020) e setembro/2020.

O Angraprev tem como missão, garantir a prestação de benefícios aos segurados, realizando uma gestão democrática, transparente, ética e humanizada, desta forma o Instituto mantém atenção as necessidades dos aposentados e pensionistas.

O projeto busca entregar conhecimento em tecnologia da informação, de forma a tornar os beneficiários autossuficientes em executar com segurança tarefas básicas digitais, por exemplo, acessos as redes sociais, aos equipamentos eletrônicos (computadores, tablets e smartphones), possibilitando a execução de tarefas rotineiras, como impressão de contracheque pelo portal do servidor, entre outras atividades.
Através das oficinas, a equipe responsável demonstra de forma prática e objetiva, os principais cuidados que os aposentados e pensionistas, devem tomar ao executar tarefas digitais, em especial o cuidado com golpes que buscam clonar os dados da pessoa, de forma a utilizá-los maliciosamente, podendo até causar prejuízos financeiros.
O intuito das oficinas, também é mostrar como o público deve tomar cuidado com as notícias falsas, popularmente conhecidas como “Fake News”, procurando conscientizá-los que as mesmas geralmente possuem títulos sensacionalistas e apelam para o emocional do leitor, podem acarretar verdadeiras tragédias para as
pessoas envolvidas.

Um estudo de 2018 chamado de “Fake News, filter bubbles, post-truth and trust” (Notícias falsas, filtro de bolhas, pós-verdade e verdade), do Instituto Mundial de Pesquisas (IPSO), revelou que 62% (sessenta e dois) dos entrevistados do Brasil admitiram ter acreditado em notícias falsas, percentual maior que a média mundial de
48% (quarenta e oito).

Por intermédio dessas oficinas iniciais, o Instituto irá identificar e entender melhor as necessidades do público-alvo, desenvolvendo assim conteúdo personalizado à essas necessidades.

Objetivo Geral:

  • Oferecer aos aposentados e pensionistas uma oportunidade de inclusão digital e de inserção das novas tecnologias de forma segura em suas vidas.

Objetivo Específicos:

  • Oferecer oficinas sobre novas tecnologias, promovendo maior interação por meio da utilização das redes sociais, dos aplicativos de mensagens e da criação de conteúdo digital.
  • Oferecer orientação sobre segurança digital atualmente, promovendo conscientização sobre os riscos e perigos da era digital.
  • Oferecer orientação e conscientização sobre comportamentos a serem evitados golpes digitais, fake news, clonagem etc.

Resultados Pretendidos:

Por intermédio das oficinas e orientações, o projeto procura chegar ao máximo junto dos beneficiários do Município de Angra dos Reis, para que esses servidores possam adquirir conhecimento relacionado a educação digital, todos os cuidados que essa transformação digital acarreta para os usuários, bem como realizar uma conscientização sobre o consumo desse conteúdo disponível na internet.

Resultados Alcançados:
As oficinas de utilização do Instagram já foram realizadas, com participação de grande número de beneficiários entre aposentados e pensionistas, que retornaram feedbacks positivos e demonstraram interesse em retornar para as próximas etapas do projeto.

O projeto é direcionado aos servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003 – Art. 21 § 1º), prevê a responsabilidade do poder público em criar oportunidades de acesso do idoso à educação, inclusive em áreas de comunicação, computação e avanços tecnológicos, e a sua integração na vida moderna.

O Centro Internacional de Longevidade Brasil, no documento Envelhecimento Ativo: Um marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade (2015), nomeia quatro pilares para o envelhecimento ativo (Saúde, Aprendizagem ao Longo da Vida, Participação e Segurança/Proteção), recomendando a Inclusão Tecnológica, de forma a reduzir a exclusão digital, garantindo acesso e treinamento adaptado às necessidades específicas das pessoas de todas as idades que estejam sujeitas ao risco de exclusão.

  • Oficinas de utilização do aplicativo Instagram;
  • Oficina de criação de cartões digitais;
  • Oficina de perigos e riscos digitais.
  • Humanos: aposentados e pensionistas do Instituto
  • Financeiros: custo zero, uma vez que o projeto é desenvolvido e ministrado por servidores do Instituto.
  • Materiais e Tecnológicos: Data Show, Computador e Smartphones dos participantes.

Na sociedade atual, que é cada dia mais conectada e digital, é de suma importância que esse público-alvo tenha acesso e oportunidade de aprender mais sobre tecnologia da informação e sobretudo sobre como se proteger nesse ambiente.

Com as oficinas que estão por vir, o Instituto propiciará ainda mais conhecimento ao público-alvo em busca da Inclusão Digital.

  • Conceitos básicos de Segurança da Informação e tipos de ameaças digitais
  • Análise e interpretação de comportamentos de risco
  • Clonagem de contas
  • Exposição a contas falsas e fake-news
  • Reflexão sobre Ambientes Digitais Seguros
  • Desenvolvimento de habilidades em Novas Tecnologias Digitais
  • Criação de Conteúdo
  • Interação em Redes Sociais